terça-feira, 19 de junho de 2012

patrimonio de Ribeirão preto


Estudio kaiser
No centro histórico de Ribeirão preto, na antiga sede da companhia Cervejaria Paulista, em 18 de abril de 1914, foi inaugurada a nova fábrica, construída a Avenida Jerônimo Gonçalves, próxima a Estação da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro. Na margem oposta do mesmo córrego estava instalada a fábrica da Cia. Antárctica Paulista, também fabricante de bebidas e sua principal concorrente.
A Cia. Paulista desenvolveu-se no contexto econômico do ciclo do café, dos coronéis, dos cassinos, da imigração européia e do desenvolvimento urbano que esta economia desencadeou no interior do Estado de São Paulo. Desde a sua inauguração, em 1914 até a década de 70, a fábrica de bebidas da Cia. Paulista foi, juntamente com a Cia. Antárctica, responsável pelo desenvolvimento urbano da cidade. Gerou inúmeros empregos e contribuiu para a formação de mão-de-obra especializada,impulsionando o crescimento do Bairro de Vila Tibério e região Central da cidade.
A Cia. Paulista foi ainda precursora dos investimentos imobiliários que injetaram significativas cifras nas finanças locais em meio a crise iniciada em 1929. Em 1927, a Cia. Paulista investiu na compra de terrenos e antigos edifícios localizados à Praça XV de Novembro e, em 1930, inaugurou um Teatro de Ópera, um Edifício Comercial e um Hotel (o chamado Quarteirão Paulista, tombado pelo Condephaat). Estes investimentos, pioneiros, lançaram vultuosas somas na economia local, em plena crise e foram ainda responsáveis por lançar as bases do que viria a se tornar baseada a economia local até os nossos dias: uma cidade prestadora de serviços.
Apesar de uma crise financeira sofrida pela Cia. Paulista nas décadas de 30 e 40, a fábrica continuou sua produção até que, em 1973 fundiu-se com a sua grande rival a Cia. Antárctica Paulista, tornando-se a Cia. Antárctica temos  o estúdio kaiser de cinema.



Sendo um dos prédios  mais conservados que temos no município de ribeirão preto, preservando a memória da capital do Chopp no qual o município de Ribeirão preto ficou conhecido por  gerações.
Hoje os estúdios kaiser desenvolve o centro de produção de audiovisual, com um complexo de diferentes espaços próprios para produção de filmes, além de patrocinar fins culturais para a população como, por exemplo, oferece seções de filmes clássicos para o publico, foi à extensão da feira do livro de 2012, fornecendo espaço para bandas regionais, para o festival de musica da alta mogiana, além de ceder espaço para curadoria de acervos, além de sua recente inauguração da biblioteca de Artes.
Essa coletânea de integração cultural deixa vivo o sentimento de pertencimento  não só da população do município, mas de todos que amam a cultura e a arte, deixando a cidade mais rica e mais viva.




quinta-feira, 7 de junho de 2012

A formiguinha e a neve

uma vez uma formiguinha resolveu ir em uma festa,quando era noite de geada,muito frio.
Daí se arrumou toda,pegou uma bengalinha e foi;aquele frio ela ficou com a perninha gelada.
 e perguntou:
-a neve que prendeu meu pezinho ?
-eu sou fort que só o sol me derrete.
ela foi até o sol:
-o sol derrete a neve,a neve que prendeu o meu pezinho?
-eu sou tao forte que só a nuvem me tapa.
-a nuvem tapa o sol,o sol derrete a neve,a neve que prendeu o meu pezinho?
-eu sou tao forte que só o vento me espalha.
-vento espalha a nuvem,a nuvem tapa o sol,o sol derrete a neve,a neve que prendeu o meu pezinho?
-eu sou tao forte que só a parede me tapa.
-a parede tapa o vento,vento espalha a nuvem,a nuvem tapa o sol, o sol derrete a neve,a neve que prendeu o meu pezinho?
-eu sou tao forte que só o rato me fura.
-o rato fura a parede,parede tapa o vento,o vento espalha a nuvem,a nuvem tapa o sol,o sol derrete a neve,a neve que prendeu o meu pezinho?
-eu sou tao forte que só o gato me mata.
-o gato mata o rato,que fura a parede que tapa o vento, o vento espalha a nuvem, a nuvem tapa o sol, o sol derrete a neve, a neve que prendeu o meu pezinho?
-eu sou tao forte que só o cao me mata.
-cao mata o gato,o gato mata o rato,o rato que fura a parede,a parede tapa o vento,o vento espalha a nuvem,a nuvem tapa o sol,o sol derrete a neve,a neve que prendeu o meu pezinho? (...).

literatura folclorica -Filho P Americo.