domingo, 18 de março de 2012

HERBART

Herbart construiu o primeiro sistema da teoria educativa ele mostrou que antes de tudo é preciso diferenciar a pedagogia como ciência,da arte da educação.Qual o conteúdo de uma ciência ? seria uma totalidade de idéias e que na medida do possível,procedem um dos outros,como consequencia de princípios e como princípios de fundamentos.E o que é arte ? uma soma de habilidades que há de reunir-se para conseguir um determinado fim.para Herbart a vida psíquica é um mecanismo de representações,mas apenas poucas representações podem chegar a ser conscientes, as outras seriam como molas suprimidas esperando voltar a surgir essas são as (reproduções).
As representações são forças que se acham e se contrapõem ou se unem então nas uniões de representacoes essas são as (associações).
A acolhida de novas representacoes se realizam por massas antigas de representacoes semelhantes essas são as ( apercepcao).
os sentimentos são apenas estados variáveis das representações,nas quais residem
essas massas mais fortes determinam no nosso agir, a instrução pode criar tais massas de representações e também possibilita a formação do caráter.
Herbart fixou os termos do problema teórico da pedagogia,A instrução um circulo de idéias que se vão construindo na consciência do educando a instrução tem um fim educativo a educação deve apossar-se destas idéias,visto como a classe e o grau de ajuda que a instrução pode proporcionar ao comportamento dependem do domínio que tem sobre elas.
Então só é educativa a instrução que modifica os grupos de ideias que o espirito da criança um interesse multíplice.
O interesse é a palavra magica da pedagogia interessar a criança é depositar em sua consciência o gosto e intimo atrativo da verdade,da beleza e do bem;não é um meio de distrair ou de divertir mas a fonte da atividade intelectual.
Para herbat existem seis classes de interesses : três que provocam o conhecimento e três que provem das relações sociais as primeiras levam a conhecer as coisas,as segundas a conviver com os homens,que ligam os conhecimentos pode ser interesse empírico,interesse especulativo,interesse estélico.
o interesse simpático,interesse social,interesse religioso dão margens as relações humanas
mas o interesse deve ser multíplice e equilibrado .


fontes :

HERBART  e o sistema da teoria educação
disponivel 08/03/2012
Acesso:08/03/2012

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